Verdadeiros Benefícios da Atividade Física

“O exercício da inteligência é favorecido pelas contrações rítmicas dos músculos” – disse Alexis Carrel, prêmio Nobel. O rendimento intelectual é melhor quando há adequada dedicação ao físico. A dedicação quase exclusiva ao físico, como ocorre com certos pugilistas, halterofilistas e atletas, subestimando o cultivo da capacidade mental, não convém ao desenvolvimento integral do ser humano nem à saúde. Os benefícios Atividade Física são inúmeros…

Absolutamente indispensável à conservação da saúde é o equilíbrio entre o cultivo da mente e o cultivo do físico. Pouca atenção se tem dedicado a esse assunto. Não raro, as faculdades mentais são arduamente requisitadas durante longas jornadas de trabalho, enquanto o corpo permanece quase inativo.

No outro extremo encontram-se os que, dedicando-se exclusivamente ao trabalho braçal ou a atividades atléticas, deixam de cultivar a mente.

Vida sedentária – Evite Isso ao Máximo!

O homem moderno tende a exercer, cada vez mais, atividades predominantemente mentais e sedentárias. Passa a maior parte do seu período de trabalho comodamente sentado em seu escritório ou automóvel, diante de vídeos ou painéis luminosos, apertando botões, digitando, atendendo telefone, redigindo textos, fazendo contas, tomando notas, participando de cansativas reuniões etc. Outros são forçados a enfrentar máquinas barulhentas e robotizantes.

A tecnologia, que visa facilitar a vida humana, tem, freqüentemente, criado complicações. A vida nas metrópoles é extraordinariamente hostil à saúde. O homem, via de regra, trabalha demais com a mente e de menos com o corpo, somando-se a isto agressões, como: fumo, álcool, drogas e má alimentação.

A sociedade moderna é cada vez mais competitiva e exigente. Dedicação cada vez mais exaustiva é requerida no atendimento a um mínimo de necessidades e obrigações. Diminui a disponibilidade de tempo para a família e o lazer. O caminho da ociosidade e marginalidade é, muitas vezes, a escolha da mossa que, não tendo suficiente coragem ou habilidade para enfrentar a vida, resvala pela não conseqüência.
Nunca se impôs com tanta urgência um sistema de vida capaz de otimizar a performance individual. Boa saúde, disposição e otimismo são, cada vez mais, indispensáveis ao sucesso.

Os verdadeiros BENEFÍCIOS da Atividade Física!

Pesquisas mostram que o tempo despendido em educação física é verdadeiro investimento, com lucro garantido, pois tanto a saúde como a produtividade e o humor respondem bem. Aumentam as chances de sucesso. Muitos estadistas e executivos lá entraram na “onda” da “geração saúde”. Mas é preciso dedicar-se com critério à prática de exercícios corporais.

A atividade física melhora as condições circulatórias e respiratórias. O sangue circula, durante o exercício, mais velozmente, e aumenta a cota de oxigênio fornecida aos tecidos. O fluxo energético é favorecido e as trocas metabólicas estimuladas. Os produtos de degradação são mais facilmente eliminados. O organismo se revitaliza e se robustece.

O nível de catecolaminas no sangue sofre, temporariamente, ligeira elevação, o que resulta em assinalado benefício psíquico. Aliás, é antigo o conceito de que os exercícios ajudam a “afugentar as tensões”. Além disso, a melhor oxigenação do cérebro promove a liberação de endorfinas, que aumentam o resistência do organismo contra as doenças.

Pensando em fazer Atividade Física? – Aqui Vão Alguns Cuidados!

• Consultar um médico, para avaliação da sua capacidade física.
• Os exercícios devem ser regulares. Fazê-los só nos fins de semana não traz benefício, pelo contrário, a falta de condicionamento provoca fadiga física e sobrecarga ao organismo.
• E preciso critério. Exercícios violentos não são os mais indicados. Costumam excitar transitoriamente. Recomenda-se a ginástica aeróbica, aquela em que o oxigênio consumido se aproxima da cota de oxigênio obtido pela respiração. Não “força a barra” e aumenta gradualmente a resistência. A boa forma física não é atingida em pouco tempo, antes de tudo requer paciência, dedicação e persistência.
• Os cardíacos e os doentes crônicos precisam de orientação médica para fazer exercícios físicos. Em alguns casos a caminhada aeróbica é a melhor ou única indicação.
• Segundo pesquisas, a boa caminhada diária restaura o humor e a vontade de viver. Sela um walkman!
• A natação e o cooper não-competitivos são, depois da caminhada, os exercícios mais freqüentemente recomendados. Halterofilismo, musculação, balé infantil e atletismo com fins competitivos têm suas desvantagens. Excesso de atividade física é prejudicial.
• Antes e depois de uma seção de exercícios recomenda-se o alongamento muscular.

Verdadeiros Benefícios da Atividade Física
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