Os Benefícios de Diversos Esportes

O número de calorias queimadas durante a atividade física depende de muitos fatores, como o peso corporal, a intensidade e tempo de exercício, o nível de condicionamento e o metabolismo individual. Aqui estão exemplos de alguns exercícios populares.

Os valores citados para o número de calorias queimadas por hora são, aproximadamente, referentes a um indivíduo saudável do sexo masculino com aproximadamente 75 kg.

ALONGAMENTO

Por ordem de importância é a atividade que deve iniciar e finalizar qualquer outra atividade física. Pode não parecer, mas tem gasto calórico considerável apesar de parecer “tão lento” e “monótono” até quando você o realiza durante uma hora. Ele trabalha os grandes e pequenos grupos musculares e leva ao relaxamento do corpo.

Sua prática diária previne lesões como o estiramento muscular. Para melhores resultados, pratique-o regularmente, sem forçar articulações e sem sentir dor. A ioga é uma das práticas mais relaxantes. Procure um bom grupo e pratique ás noites. Em uma hora, são consumidas cerca de 280 calorias.

CAMINHADA

A caminhada é um bom exercício para todos, pois vamos usá-la a vida toda. Tente caminhar em ritmo um pouco acelerado por cerca de uma hora. Escolha um horário tranqüilo que pode ser pela manhã. Evite ruas com muito tráfego e poluição.

Para melhores resultados, mantenha a freqüência cardíaca em torno de 70% da sua freqüência cardíaca máxima (que é a diferença entre 220 e a sua idade). Não caminhe se apresentar problemas em joelhos e pés que lhe causem qualquer desconforto com o exercício. Uma hora de caminhada rápida queima cerca de 300 calorias.

CORRIDA

Excelente exercício para quem apresenta aptidões para ela. Melhora as condições cardiovasculares e representa uma ótima maneira de queimar as gorduras.

Se não executada adequadamente, se a musculatura de coxas e pernas não estiverem fortes o suficiente, a longo prazo, pode causar a diminuição da massa muscular e provocar sérias lesões. Trabalha os músculos das coxas, pernas e quadril. Em uma hora de corrida, em ritmo moderado, consomem-se aproximadamente 700 calorias.

BICICLETA/CICLISMO

O ciclismo é um excelente exercício, sem impacto, tanto para queimar calorias como para melhorar o condicionamento cardiovascular. Trabalha músculos das pernas, especialmente o quadríceps, coxa posterior e panturrilha.

Não é recomendável a pessoas com problemas em joelhos e coluna onde a posição e os movimentos são prejudiciais. Você pode obter melhores resultados andando em terrenos com subidas ou ajustando a bicicleta ergométrica para simular subidas. Uma hora de ciclismo queima aproximadamente 530 calorias.

FRESCOBOL

É um bom exercício cardiovascular pela intensa repetição de movimentos. Exige bastante das articulações devido aos movimentos bruscos e trabalha bem quadríceps e panturrilhas, bem como os braços, ombros e tronco.

Para obter melhores resultados, escolha um parceiro com o mesmo nível técnico. Em condições competitivas, uma hora de frescobol consome cerca de 780 calorias.

NATAÇÃO

A natação é um excelente tipo de exercício, não é o mais completo como é propagado, mas importante para a saúde cardiovascular e para manter a forma. O gasto de calorias é muito intenso quando bem praticado, mas se for executado como único esporte, não atinge os seus melhores benefícios como saúde e queima calórica.

É necessário acrescentar outro tipo de modalidade de exercícios localizados para seu melhor desempenho. Tendo em vista que não apresenta impacto, é muito bom para pessoas que estão se recuperando de lesões de membros inferiores.

Cuidados com problemas lombares e de ombros devem ser tomados. Não praticar sem orientação de bons profissionais. Uma hora de natação, em ritmo moderado, queima aproximadamente 460 calorias.

BASQUETE

O basquete é um bom exercício cardiovascular que também exige força nos ombros e coxas. O risco de lesões é semelhante ao de outros esportes de contato, incluindo o entorse de tornozelo e outras condições relacionadas a colisões com outros jogadores. O jogo um-contra-um oferece a possibilidade de queimar mais calorias, tendo em vista que você está sempre ativo. Em uma hora de basquete, são queimadas cerca de 600 calorias.

FUTEBOL

Dependendo da posição na qual você joga, o futebol pode ser uma atividade de força ou um exercício cardiovascular. Existe um risco elevado de lesões, mas com o uso de materiais de proteção a atividade pode ser segura. Em condições competitivas, uma hora de partida pode representar a queima de aproximadamente 700 calorias.

MUSCULAÇÃO

O exercício com pesos é a melhor maneira de ganhar massa muscular. Uma grande vantagem é poder treinar cada grupo muscular separadamente conforme a necessidade. Hoje, é intensamente utilizado como forma de reabilitação até na terceira idade.

Sua prática correta e orientada por profissional competente traz resultados surpreendentes e importantes na redução do risco de lesões. Uma hora de musculação de baixa carga queima aproximadamente 230 calorias.

Calorias queimadas por hora para um homem de aproximadamente 75 kg:

  • Caminhada rápida 300
  • Corrida (ritmo moderado) 700
  • Ciclismo (ritmo moderado) 540
  • Frescobol (competitivo) 750
  • Alongamento (como a ioga) 280
  • Natação (ritmo moderado) 460
  • Basquete (competitive) 600
  • Futebol (competitiva) 700
  • Musculação(moderada) 230
  • Esqui (moderate downhill) 460
  • Tênis (partida) 610
  • Golfe (jogo normal) 310
  • Caminhada no campo 450
  • Canoagem/remo (moderada) 530
  • Patinação (moderada) 520
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