Importância da Hidratação Correta

A desidratação é um dos problemas com praticantes de atividade física que mais podem ser evitados. A primeira linha de defesa é evitar a desidratação, por meio da ingestão adequada de líquidos.
Estudos científicos mostram que a maioria das pessoas não ingere a quantidade suficiente para manter-se bem hidratada, principalmente quando o líquido ingerido é apenas água. As dicas abaixo apresentam as recomendações para manter-se seguro no calor:

Recomendações de Líquidos

  • QUANDO BEBER Beba antes de sentir sede. Quando sentir sede, você já estará desidratado, portanto, é importante que beba em intervalos regulares – principalmente quando em ambientes quentes.
  • O QUE BEBER Estudos científicos mostram que uma bebida de sabor suave, com uma pequena quantidade de sódio estimula as pessoas a beberem o suficiente para se manterem hidratadas. A combinação do sabor com os eletrólitos em uma bebida esportiva como o Gatorade apresenta as melhores opções para ajudá-lo a manter-se adequadamente hidratado.
  • O QUE NÃO BEBER Durante a atividade, evite bebidas com alto teor de açúcar, álcool e muito carbonatadas porque:

– O álcool pode desidratar ainda mais o corpo;

– Os sucos de frutas e os refrigerantes são ricos em açúcar, o que diminui a absorção de líquidos pelo organismo;

– A carbonatação pode causar queimação na garganta e irritar o estômago durante o exercício

Dicas Extras para o Clima Quente

  • Jogar água na cabeça pode lhe dar uma boa sensação, mas não é eficaz para diminuir a temperatura corporal
  • garanta a entrada de água no seu organismo
  • Use roupas soltas e de cores claras, sempre que possível
  • Lembre-se de levar líquidos para as atividades porque nem sempre eles estão disponíveis – Descanse sob a sombra sempre que possível

Os sinais de aviso da desidratação

  • Sede,
  • náusea,
  • tonturas,
  • apatia,
  • vômitos,
  • fadiga excessiva,
  • caimbras musculares,
  • boca seca, fraqueza,
  • irritabilidade,
  • redução do desempenho,
  • desconforto generalizado,
  • calafrios.

Procure cuidados médicos imediatos se alguém ficar desorientado ou inconsciente no calor.

Fonte: www.ativo.com

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