Dicas Valiosas Para Começar a Correr

6 Dicas para dar os primeiros passos na corrida

É inegável que a corrida traz inúmeros benefícios para a saúde. Se praticada com certa regularidade, essa atividade física auxilia o bom funcionamento do coração, melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, aumenta a capacidade de raciocínio, alivia o estresse e ainda queima calorias! Ou seja, é um esporte bastante completo, mesmo que você o pratique de forma amadora.

No entanto, como qualquer exercício físico, é necessário tomar alguns cuidados antes de começar, para garantir que você tenha uma prática saudável e não corra riscos de lesão. Por isso, destacamos 6 dicas preciosas para você dar os primeiros passos na corrida de forma segura e agradável. Confira a seguir!

Consulte um médico

Faça um check-up antes de começar a correr, para ter certeza que seu corpo está preparado para o esforço físico. Consulte especialmente um cardiologista e um ortopedista, pois as partes mais exigidas nessa prática são o coração, os ossos e os músculos.

Além disso, se você verificar que está acima do peso para correr, por exemplo, pode começar com caminhadas mais leves e reeducação alimentar para, depois, correr de fato. Vale lembrar também que você deve manter esse acompanhamento médico mesmo depois de já fazer exercício físico com frequência.

Use roupas e tênis apropriados

Um tênis para corrida é essencial, pois diminui os impactos e, assim, protege suas articulações, além de proporcionar conforto durante a atividade. Se possível, também é interessante avaliar sua pisada junto a um ortopedista e investir em um tênis adaptado a ela, pois isso influencia, inclusive, na sua postura.

Da mesma forma, lembre-se de utilizar roupas leves, conforme o clima. Isso também será essencial para você se sentir bem enquanto corre.

Cuide da sua alimentação e hidratação

Quando se pratica uma atividade física, seu corpo gasta mais energia que o habitual, de modo que você precisa repor essa energia com alimentos saudáveis para não sentir mal estar. Alimente-se bem antes da corrida, sem exageros e dando tempo também para a digestão. Cabe ressaltar que se você correr sem estar bem alimentado, perderá massa muscular em vez de gordura.

Da mesma forma, é essencial beber muita água, especialmente em dias quentes. Vale dizer que a hidratação deve ser feita antes, durante e depois dos exercícios.

Comece devagar

Principalmente se você não pratica esportes há algum tempo, tenha calma e comece devagar. Consultando o seu médico, você saberá também se, no seu caso, é melhor começar caminhando pequenas distâncias até seu corpo adquirir resistência respiratória, cardíaca e muscular.

Vale enfatizar que, aos poucos, é possível aumentar o tempo de exercício, bem como inserir pequenas corridas alternadas junto à caminhada, até que você tenha condicionamento para apenas correr.

Respeite seu limite

Mesmo que você já tenha certo ritmo de corrida, nunca ignore os sinais do seu corpo. Assim também, se você estiver cansado demais ou sentir alguma dor enquanto corre, faça pausas e verifique o motivo da dor antes de continuar a atividade.

Lembre-se também que você não deve forçar o seu corpo se ele não estiver correspondendo, pois você poderá se lesionar gravemente e ter de parar qualquer atividade física por muito tempo.

É claro que, no início, você sentirá um certo desconforto, por movimentar músculos que antes estavam parados. Mas se as dores forem agudas e persistirem, é melhor parar com o exercício e procurar um médico.

Busque motivação

Se você pratica a corrida há algum tempo, a motivação para essa prática vem naturalmente, pois você vê os benefícios da atividade no seu corpo e na sua saúde. Contudo, se você ainda está no início pode ser um pouco difícil ter disposição para manter a disciplina. Por esse motivo, busque formas de se sentir motivado a correr.

Uma ideia é fazer a atividade com outras pessoas, como grupos de amigos ou familiares. Você pode também escutar músicas animadas durante o exercício, esse é um ótimo estímulo. Por fim, você pode se inscrever em corridas de rua que acontecem com certa frequência, pois ter uma meta é uma boa motivação para não desistir da corrida.

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