1. Perda de peso

O grande esforço físico e a movimentação constante exigidos pelo tênis fazem com que essa prática esportiva queime, em média, 500 calorias a cada hora de exercício. Algo bem semelhante à energia gasta no mesmo período durante exercícios de ciclismo ou de corrida, colaborando para quem deseja eliminar alguns quilinhos a mais e diminuir o percentual de gordura do corpo.

2. Desenvolvimento muscular

Os benefícios do tênis podem ser obtidos desde cedo! O esporte é ideal para ganhar massa e desenvolver os músculos dos braços, pernas, costas e abdômen de crianças e adolescentes, contribuindo para um desenvolvimento ainda mais saudável e o aumento da resistência física.

3. Previne e combate doenças

Toda prática esportiva regular faz bem para a saúde e ajuda a prevenir diversos tipos de doenças. Esse também é um dos grandes benefícios do tênis, sobretudo para a saúde cardiovascular, pois, apesar de bastante movimentado, o ritmo do jogo é moderado, excelente para manter a pressão arterial e a respiração controladas e para prevenir doenças cardíacas e vasculares, como derrames e enfartes.

4. Favorece o bem-estar mental

Além de excelente para o desenvolvimento físico, os benefícios do tênis também são mentais. Esse esporte aprimora a coordenação motora e os reflexos, por isso, é bastante recomendado para jovens. Além disso, ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e a depressão, favorecendo a autoestima e a confiança.

5. Exposição ao sol

Como o tênis geralmente é praticado durante o dia e em quadras abertas, a exposição ao sol é constante. E isso é imprescindível para a obtenção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio pelo organismo, fortalecendo os ossos e prevenindo a osteoporose. Mas vá com calma: o mais recomendado são partidas antes das 10 h e depois das 16 h.

6. Um esporte para todos

Como já dissemos, o tênis é um esporte que pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa, desde crianças até idosos — cada qual com seu ritmo, é claro. Por ser uma atividade de nível moderado e baixo impacto, que deve ser praticado de duas a três vezes por semana sempre com um dia de descanso, suas contraindicações são mínimas, embora o acompanhamento médico seja sempre essencial.

Os benefícios do tênis são inúmeros como podemos notar! Mas o melhor de tudo, é que ele exige um parceiro de jogo, o que torna os treinos e a brincadeira muito mais divertida e prazerosa. Motivos não faltam para aderir ao tênis o quanto antes. E caso tenha alguma sugestão ou se ainda sobraram dúvidas sobre os benefícios do tênis, deixe seu comentário e conte para nós! Até a próxima e bom jogo!