Benefícios da Prática de Musculação

São várias as alternativas e as novidades para quem busca uma atividade física para proporcionar ao corpo força e resistência: treinamento funcional, pilates, Treino de Alta Intensidade (Hiit), entre outros. Apesar da variedade de oferta, a boa e velha musculação ainda é o carro chefe que atrai a maioria dos alunos às academias.

A prática é recomendada para todas as idades e traz diversos benefícios – Além do aumento e da manutenção da força, potência e resistência muscular localizada, a musculação diminui o risco de lesões e problemas cardiovasculares e auxilia na manutenção ou no aumento da densidade mineral óssea.Além de jovens e adultos, crianças e idosos também podem e devem praticar musculação.

Mas, para iniciar com êxito e extrair o melhor da atividade, é necessário ter alguns cuidados. De acordo com o professor da Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Jefferson Potiguara de Moraes, 48 anos, a realização de treinamentos de força e resistência para adolescentes é admitido desde que programados de forma adequada em termos de frequência, tipo, intensidade e duração. Esses cuidados devem evitar problemas de lesões.

Base Ciêntifica Que Apoia a Pratica da Musculação

– Conforme estudos, um treino de musculação mais intenso, com uma carga maior, deve ser iniciado depois dos 14 anos, para meninas, e dos 16 anos, para meninos – explica o fisioterapeuta. Quanto aos idosos, diz o professor, não há limite de idade para a prática, desde que se respeite os limites físicos e a intensidade e cargas impostas no treinamento.
– Independentemente da idade, as pessoas devem passar por avaliação médica antes de iniciar – afirma Moraes.

Regularidade da Prática de Musculação

De acordo com os melhores educadores físicos, para promover e manter a boa saúde e a independência física, deve-se praticar, no mínimo, duas vezes por semana.– Vale lembrar que o bom resultado dos treinos de musculação não só dependem dos dias e da qualidade do treino em si. Devem ser respeitados os períodos de descanso (ativo ou passivo), o que pode variar consideravelmente entre as faixas etárias. Pessoas idosas, por exemplo, podem necessitar de um intervalo de dias maior para se recuperar de uma sessão de treinamento do que um jovem – explica.

Começando os Treinos Cedo

A musculação pode melhorar o desenvolvimento corporal de adolescente e jovens, fortalecer a massa óssea, reduzir o risco de lesões e melhorar a concentração, aprendizagem, sociabilidade e autoestima.

De acordo com educadores físicos, praticar atividade física na idade madura deve ser encarado como remédio, consumido em pequenas doses diárias.

– Praticar musculação na terceira idade é importante, pois, com a perda de massa, a fraqueza muscular pode avançar de tal forma que o idoso não consiga realizar atividades comuns, como levantar de uma cadeira – explica a profissional.

No auge dos 93 anos, Marieta Brutti Zimmermamm tem uma disposição de dar inveja a qualquer idade. Ela pratica musculação há cerca de 15 anos, três vezes por semana. Com incentivo e a companhia da filha, Estér Zimmermamm Stefanello, 67 anos, que faz musculação há 17 anos, Marieta pedala e realiza suas séries de exercícios sob os cuidados atentos dos educadores físicos.

A vovó fitness inspira os frequentadores da academia.– As pessoas até pedem para tirar foto com ela na academia. Eles dizem que vão mostrar o exemplo e incentivar suas mães e avós a praticar uma atividade. E ela adora esse clima esportivo. A musculação não deixa entrar a depressão – afirma Estér.De acordo com Marieta, antes de praticar os exercícios, ela tinha problema de postura, sentia fraqueza nas pernas e caía muito. Depois de anos da atividade, sente-se mais desenvolta e, mesmo com mais de 90 anos, não sente dificuldade para se vestir, tomar banho, cozinhar e realizar outras atividades sozinha.

Benefícios:
Crianças e jovens
– Melhora o desenvolvimento corporal
– Fortalece a massa óssea
– Reduz o risco de lesões
– Controle do peso.
– Melhora da concentração, da aprendizagem, da sociabilidade e da autoestima

Adultos
– Benefícios à saúde física e mental
– Aumento da massa muscular e a diminuição da gordura corporal
– Torna o coração mais saudável
– Estimula a produção de células ósseas e previne a osteoporose
– Estabilidade nas articulações
– Previne a hipertensão arterial, a diabetes e alivia o stress
– Melhora a qualidade do sono.

Idosos
– Melhora na atenção, na concentração, na memória e na aprendizagem
– Aumento da capacidade física e da independência funcional do idoso
– Previne e melhora o aspecto de muitas doenças como: a osteoporose, cardiovascular, diabetes, hipertensão e certos tipos de cânceres
– Previne a depressão

Cuidados:
Crianças e adolescentes devem praticar musculação de maneira orientada, priorizando exercícios que utilizem o peso do próprio corpo e que envolvam um maior número de repetições ao invés da sobrecarga, o objetivo nesta fase não será ganhar massa muscular, mas sim formar padrões de movimento

Entre os principais cuidados que adultos devem ter ao praticar musculação incluem a prática correta dos movimentos, prestando atenção desde o posicionamento dos pés para a distribuição correta do peso do corpo, da postura adequada até a respiração.

Para os idosos devem ter os mesmos cuidados dos adultos, porém, alguns idosos podem sofrer com alguns fatores de risco, lesões adquiridas, ou ainda, já possuírem doenças concomitantes. Nesses casos, é necessário que a atividade seja bem orientada e que siga as recomendações específicas para estas situações

Benefícios da Prática de Musculação
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